sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

A inimáginavel saga do Pisca-pisca

Já ouviu falar de empatia certo?
Empadinha não, empatia. Empadinha é bom. Tem nos buffets de café da manhã. Isso é maravilhoso.
Mas não é sobre essa maravilha do mercado alimentício que vou falar.
É sobre empatia mesmo.
Quem dirige em Caxias do Sul sabe que não é raro ver os motoristas entrando em ruas, trocando de faixa ou saindo de vagas de estacionamento sem sinalizar com o pisca-pisca.
Eu ando de moto, e sei como é perigoso isso. Já cai por conta de um motorista que saiu de uma vaga inadvertidamente. Desviei dele, mas não consegui desviar do chão que veio tão rápido ao meu encontro. ( Ele foi legal, se prontificou a acionar o seguro e eu graças a Deus não me machuquei.)
Todo dia vejo não uma nem duas vezes, motoristas fazerem manobras sem sinalizar. Todo dia, acontece algum tipo de acidente de trânsito na cidade. É só ligar o rádio na hora do boletim que eles informam qual a rua do dia que está sendo efetuada a ocorrência.
Essa semana, o avião que transportava a delegação do querido time da Chapecoense sofreu um acidente. 71 vítimas entre jogadores, repórteres, comissão técnica e tripulação do avião. Um desastre que abalou a nação e fez com que o futebol fosse encarado com a importância que deve ter.
Falo mais disso em outra oportunidade.
Quero me ater aos que ficaram.
Houve comoção nacional. Houve consternação e tristeza da parte de quem nunca assistiu um jogo da Chapecoense, ou mesmo conhece futebol. Os clubes mudaram seus avatares nas redes sociais em homenagem.
Houve empatia. Uns sofreram pelos outros.
Infelizmente, precisamos que algo tão terrível aconteça para que essa empatia se manifeste. Parece que é muito mais fácil sentir empatia no sofrimento.
O nosso querido J.C. disse "ame o próximo como se ele fosse você mesmo..." Ele disse "seja empático. Procure sentir o que o outro sentiria. Pra que você seja melhor do que é. Pra que você seja mais querido.
Procure pensar em sinalizar o pisca-pisca pra dobrar essa ou aquela esquina. Você vai avisar a quem vem sua intenção, vai ser mais fácil pra quem está do outro lado entender o que você vai fazer. Ninguém vai precisar frear bruscamente, e todos vão pra casa bem de boas.

Cara, Jesus é um ótimo motorista.

E sim, força Chape. Força familiares.



Nenhum comentário:

Postar um comentário